Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

desde 1979

Um blog pessoal sobre várias visões: comida, cinema, música, alguma cultura, política e o dia-a-dia.

desde 1979

05
Jan16

Cinema | Bandas Sonoras | Os Oito Odiados (2015)

Luís Veríssimo

Aviso: para ouvir enquanto se lê o post.

Quentin Tarantino está de volta. O seu mais recente filme, o oitavo, "Os Oito Odiados", "The Hateful Eight" no original, estreou nos EUA no dia de Natal, ainda a tempo de poder vir a ser nomeado aos Oscars, e estreia em Portugal a 4 de Fevereiro. No outro dia dei com banda sonora do filme no Spotify e adorei...

Tarantino é um cineasta completo, mesmo que às vezes algumas das experiências que faça possa, eventualmente, correr menos bem. É um cineasta completo porque, tendo o apoio e/ou a criação de outros, pensa tudo, todos os pormenores, desde a realização, passando pelo argumento, fotografia, montagem e até as bandas sonoras. Quase sempre com uma componente original e umas quantas músicas emprestadas a vários artistas, as bandas sonoras dos seus filmes são sempre extremamente cuidadas e perspicazes. As bandas sonoras dos seus filmes são peças por si próprias, que vivem e respiram livremente, não se livrando, de qualquer forma, de serem tarantinianas, mesmo sendo independentes.

O compositor italiano Ennio Morricone, que conta já com 87 anos, está por trás de praticamente todas as bandas sonoras dos filmes de Tarantino, da parte original e dos arranjos. Morricone é autor de muitas bandas sonoras emblemáticas, como por exemplo a do filme "O Bom, o Mau e o Vilão" (1966) de Sergio Leone. Foi através dos filmes de Leone que Morricone passou a ser conhecido e ficou para sempre colado aos chamados westerns spaghetti. As bandas sonoras que compõe e arranja são muito ricas e diversificadas, com referências à música clássica e às bandas sonoras de outros filmes, com voz subtis e dramáticas, levando até ao humor.

O filme "Os Oito Odiados" pode vir a revelar-se uma grande porcaria, mas a sua banda sonora é de uma eficiência dramática extrema, encorpada e sumarenta. Está, aliás, já nomeada para os Golden Globes e espera-se que também venha a ser para os Oscars.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub